domingo, 15 de março de 2015

O Que um Humano Poderia Esperar Caso Visitasse Titã [Artigo]

Titã, a  lua nublada de Saturno é, apesar de seus extremos, um dos lugares menos hostis (para humanos) no Sistema Solar exterior. Tem lagos de metano líquido e até mesmo clima e estações. Titã não tem água, mas cientistas especulam se vida baseada em metano possa existir na lua laranja.

Titã tem uma densa atmosfera com uma vez e meia a pressão da atmosfera terrestre, composta por 95% de nitrogênio e 5% de metano, logo, respirar por lá é impossível. Se um humano estivesse na superfície da lua, não necessitaria de nenhuma roupa pressurizada, apenas suprimento de oxigênio e proteção contra o frio.
Hipernovas: O Que um Humano Poderia Esperar Caso Visitasse Titã [Artigo]

Da superfície da lua, Saturno apareceria ocupando de um terço até metade do céu. Saturno também apareceria sempre no mesmo lugar do céu de Titã, pois seu dia dura exatamente o mesmo que sua rotação em torno do planeta mãe. O Sol apareceria apenas como uma estrela muito brilhante, mas bem minúscula, comparado a como o vemos por aqui.

A gravidade de Titã é de cerca de 14% a da Terra, um pouco menor que a gravidade da nossa lua e sua temperatura média é de cerca de apenas 179°C abaixo de zero.

Uma curiosidade sobre Titã é o fato de que, por ter baixa gravidade e uma densa atmosfera, um homem com asas artificiais atreladas aos braços poderia voar por Titã apenas com seus próprios esforços!