quinta-feira, 12 de março de 2015

E se Próxima Centauri Virasse Supernova? [Artigo]

Que se a nossa estrela mais próxima, depois do Sol (Próxima Centauri) se tornasse uma supernova...

Seria um magnífico e mortal espetáculo de luzes. De longe, seria o objeto mais brilhante nos céus depois do Sol, facilmente visível mesmo de dia. A maioria das supernovas atinge uma magnitude absoluta de cerca de -16, o que implica que a 4 anos-luz de distância, Próxima Centauri brilharia em nossos céus com uma magnitude de -19. Contudo, uma supernova com esta proximidade da Terra, seria uma terrível catástrofe para nós. Níveis extremos de radiação provenientes da explosão esterilizaria ou causaria extinções em massa em qualquer planeta que estivesse a pelo menos 30 anos-luz de distância para uma supernova que explodisse em todas as direções. Nós estaríamos a somente 4 anos-luz de Próxima Centauri.
Hipernovas: Você Sabia? #01 [Próxima Centauri Supernova]

Então, veríamos um brilhante espetáculo nos céus, depois testemunharíamos nossa camada de ozônio ser destruída e depois seríamos cegados pela luz ultra violeta do Sol que atingiria a superfície do planeta sem absolutamente nada para impedi-la. E como se isso não fosse o bastante, seríamos torrados por doses letais de radiação.

Felizmente, nenhuma das três estrelas que formam ao grupo Centauri tem massa suficiente para se tornarem supernovas, mas mesmo se alguma delas tivesse massa suficiente e explodisse em uma supernova, ainda assim não apareceria mais brilhante que o nosso Sol, que brilha em nossos céus com uma magnitude de quase -27!