quarta-feira, 8 de abril de 2015

20 Fatos Incríveis Sobre o Universo [20 Imagens]

Nosso Universo é cheio de objetos e coisas incríveis, que desafiam a nossa mente. Que tal conhecer um pouco mais sobre este gigantesco "zoológico" de astros, onde viajam nossa galáxia, nosso Sol, nossa querida Terra e tudo o que conhecemos? Se sua resposta for sim, então aperte o cinto e prepare-se!

1- Há pelo menos um planeta conhecido em nossa galáxia que é completamente coberto por diamantes.
Hipernovas: 20 Fatos Incríveis Sobre o Universo [20 Imagens]


2- A Lua se afasta 3,8 centímetros da Terra a cada ano.

3- Há mais de 8.000 pedaços de lixo espacial orbitando a Terra neste exato momento.

4- E esta é a foto da Terra tirada do lugar mais longínquo. Sabe quem a tirou? Voyager 1!

5- Ela é o objeto feito por humanos que está mais distante da Terra. Cientistas afirmam que ela, inclusive, já tenha deixado o sistema solar e esteja agora em meio interestelar.

6- Uma única colher de material de uma estrela de nêutrons pesaria cerca de um bilhão de toneladas.

7- A Lua e os efeitos gravitacionais causados pelo Sol, planetas, asteroides e a própria Via-Láctea, fazem com que a rotação da Terra fique 17 milisegundos mais lenta a cada século. Pouco depois de sua formação, a Terra rotacionava muito mais rápido e seu dia era de apenas 8 horas.

8- Se houvesse um recipiente suficientemente grande, cheio com água, e se puséssemos Saturno nesse recipiente, ele boiaria.

9- Todos os dias no Universo, nascem cerca de 275 milhões de novas estrelas. No início, logo após o Big Bang, esta taxa era exponencialmente maior!

10- Se comprimíssemos a Terra ao tamanho de uma bola de gude, ela se transformaria em um buraco negro e se a jogássemos rumo ao sol, à baixa velocidade, ela o destruiria!

11- Há 33 anos-luz de nós, existe um planeta coberto por gelo extremamente quente. Tão quente que pode estar pegando fogo.

Isto acontece em um grande planeta que orbita muito próximo à sua estrela mãe. O calor recebido da estrela faria com que a água atingisse temperaturas elevadíssimas, por outro lado, a imensa gravidade do planeta faria com que a água permanecesse em estado sólido.

12- Há uma nuvem de gás interestelar na constelação da águia, com tanto álcool, que daria para fazer 400 trilhões de trilhões de garrafas de cerveja!

13- Muito além da órbita de Netuno, nas proximidades da grande nuvem Oort, deve haver um planeta do tamanho da Terra orbitando o Sol.

14- Se você um dia, puder e quiser passar suas férias no planeta HD189733b, talvez deva saber antes, que por lá chove vidro derretido.

15- O Sol é responsável por mais de 99% de toda a massa do sistema solar. Isso significa que se juntássemos a Terra, todos os outros planetas, asteroides, cometas e tudo mais o que há no sistema solar fora o Sol, não daria nem 1% de sua massa.

16- Um dia em Vênus dura mais que um ano. Isso acontece porque o planeta leva mais tempo para girar em torno de si mesmo do que dar uma volta completa em torno do Sol.

17- O Monte Olimpo, localizado em Marte, é a maior montanha conhecida. Ela é três vezes mais alta que o nosso Monte Everest e seu topo praticamente está acima da atmosfera de marte.

18- Ele não é só o mais alto, como também o mais extenso. Tão extenso, que se você se posicionasse no seu centro, seria incapaz de ver sua base, pois ela estaria além da linha do horizonte, escondida pela curvatura do planeta.

19- Um fóton que é criado neste exato momento, no centro do Sol, levará 170 mil anos até conseguir chegar à sua superfície...

20- ...Mas levará apenas 8 minutos para viajar da superfície do Sol até aqui!