terça-feira, 14 de abril de 2015

NASA Divulga a Primeira Foto Colorida do Sistema Plutão-Caronte Visto Pela Nave New Horizons [Foto]

Até que enfim! Depois de 3.371 dias cruzando o espaço interplanetário, a sonda New Horizons da NASA, que agora está há meros 115 milhões de Km de Plutão, conseguiu sua primeira imagem do planeta-anão e sua grande lua Caronte, em cores, através do imageador colorido denominado Ralph.

A nave está há apenas 90 dias de dar um rasante pelo sistema binário e capturar imagens em alta resolução de Plutão, Caronte, suas pequenas luas conhecidas e quem sabe, de outras que ainda estão por serem descobertas.
Hipernovas: NASA Divulga a Primeira Foto Colorida do Sistema Plutão-Caronte Visto Pela Nave New Horizons [Foto]


Ostentando o título de nave mais rápida já lançada, a New Horizons viajou por um longo tempo e uma imensa distância rumo aos confins do Sistema Solar - Quase nove anos e cinco bilhões de Km para o grande encontro. Esta missão vem abrir as portas de uma zona totalmente nova e desconhecida do Sistema Solar para a humanidade. 

Chegar aos confins do Sistema Solar, para além dos planetas rochosos e dos gigantes gasosos, há tempos vinha sendo um dos maiores objetivos da agência espacial americana. No começo dos anos 2.000 a Academia Nacional de Ciências ranqueou a exploração do Anel de Kuiper - E particularmente de Plutão e sua mega lua Caronte, como uma das maiores prioridades para a exploração planetária da década seguinte.

A New Horizons, uma compacta, leve e poderosa sonda, equipada com a mais avançada suíte de câmeras e espectrômetros já enviados em uma primeira missão de reconhecimento - É a resposta da NASA para esta tarefa.

Plutão é o maior corpo do Anel de Kuiper e tem uma atmosfera de nitrogênio, estações climáticas, elementos superficiais interessantes, um interior de rocha e gelo que até pode conter um oceano e pelo menos cinco luas, entre elas; Caronte, que também pode ter uma atmosfera e quem sabe um oceano subterrâneo ou talvez, evidências de atividade geológica recente.

A sonda carrega consigo 7 instrumentos, que incluem câmeras, espectrômetros e detectores de plasma e poeira. Eles irão mapear a geologia de Plutão e Caronte, a composição de suas superfícies e temperaturas; examinar a atmosfera de Plutão e procurar por uma atmosfera em Caronte; alem de estudar e procurar por novas luas em Plutão.

Informações e foto via: NASA