segunda-feira, 13 de abril de 2015

Planeta Primo Distante de Vênus Ostenta Temperaturas de 3 Mil Graus e Ventos de Mil Km/h [Artigo]

As condições ambientais em Vênus - Segundo planeta em ordem de afastamento do Sol chegam a ser tão extremas quanto difíceis de assimilar. Muitos cientistas dizem que é como se imaginar um inferno ardendo em torno de 500°C, rodeado por uma atmosfera sufocante de gás carbônico que ajuda a elevar ainda mais as temperaturas por lá.

Pois muito bem, se é difícil se imaginar em Vênus, imagine então que Vênus tem um companheiro alienígena onde as temperaturas atingem 3.000°C e ventos que sopram a 1.000 Km por hora!
Hipernovas: Planeta Primo Distante de Vênus Ostenta Temperaturas de 3 Mil Graus e Ventos de Mil Km/h [Artigo}


Astrônomos das universidades de Genebra (UNIGE) e Bern, na Suíça, mediram a temperatura de HD189733b com extrema precisão usando dois métodos: O primeiro, baseado em dados do HARPS (Caçador de Planetas Através de Velocidade Radial de Alta Precisão) e o segundo, através de uma nova forma de interpretar linhas de sódio.

Com base nestas duas análises complementares, pesquisadores concluíram que as condições atmosféricas de HD189733b, fazem com que o inferno de Vênus se pareça com uma leve brisa à beira de uma praia paradisíaca aqui na Terra.

HD189733b é um planeta gigante gasoso, cerca de 13% maior que Júpiter. Orbita sua estrela mãe incrivelmente próximo, o que o faz ter que viajar muito rápido, à incrível velocidade de 125 Km por segundo, completando uma volta em torno de sua estrela em apenas 2,2 dias!

Tão próximo e sempre com a mesma face apontada para sua estrela, tal qual a Lua em relação à Terra, HD189733b sofre com fortíssimos ventos que fluem entre seu lado eternamente iluminado e seu lado eternamente escuro.

HD189733b está localizado há 63 anos-luz de distância, na direção da constelação da Vulpecula (Raposa).