quinta-feira, 16 de abril de 2015

Rússia Quer Construir Sua Própria Estação Espacial em 2023 [Artigo]

A Rússia planeja construir sua própria estação espacial, disse o presidente do país, Vladimir Putin. "Em 2023, temos planos para construir nossa própria estação espacial "Nacional". "Isto é algo para um futuro distante, mas necessário para nós, do ponto de vista de nossa economia", acrescentou.

Rússia e Estados Unidos recentemente firmaram acordo para continuarem financiando e operando a Estação Espacial Internacional (ISS - Foto abaixo) até pelo menos 2024, mas dali para a frente, futuros esforços das duas superpotências espaciais permanecem incertos, muito por causa dos últimos atritos gerados pela crise envolvendo a Ucrânia e o Kremlin.
Hipernovas: Rússia Quer Construir Sua Própria Estação Espacial em 2023 [Artigo]


"Nós usamos a ISS ativamente para trabalhos científicos e econômicos, mas à partir da ISS, apenas 5% do território russo é visível", disse o presidente russo.

O Homem forte do Kremlin deixou claro que a Rússia precisa de sua própria estação espacial para ter acesso ao seu próprio território à partir do espaço.

A Rússia já havia anunciado, no começo deste ano, que pretendia construir sua própria estação espacial com seus módulos que compõem a ISS, quando esta for aposentada.

Já em março deste ano, altos oficiais da Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa) disseram em Baikonur, que NASA e Roscosmos poderiam juntar esforços para a construção de uma nova estação espacial. A NASA, no entanto, não confirmou tal plano. Disse apenas que discutiram futuras cooperações.

Não muito longe dali, a China também anunciou planos de construir sua própria estação espacial em 2023, como parte de um ambicioso plano para se juntar ao grupo das superpotências espaciais.

Vale lembrar que a Rússia já teve sua própria estação espacial, a Mir (foto abaixo), que foi desativada em 2001, após 15 anos no espaço.