sábado, 2 de maio de 2015

Astrônomos acabam de descobrir dois mundos alienígenas um pouco maiores que nossa Terra orbitando uma estrela próxima.

Os novos planetas descobertos: HD 7942c e HD 7924d são "super Terras" com massas 7,9x e 6,4x a da Terra, respectivamente. Os planetas orbitam a estrela HD 7924, que está localizada a cerca de 54 anos-luz de distância do nosso Sol - Praticamente nosso quintal, se considerarmos o tamanho da Via-Láctea, que mede 100.000 anos-luz de ponta a ponta.
Hipernovas: Astrônomos Descobrem Mais Duas Super Terras Orbitando Uma Estrela Próxima [Artigo]

A descoberta aumenta o número de planetas que orbitam a estrela HD 7924 para três (outra super Terra já havia sido descoberta em torno de HD 7924 em 2009).

HD 7924b, HD 7924c e HD 7924d estão mais próximos de sua estrela mãe do que Mercúrio está do nosso Sol. O "ano" de cada um dos três planetas dura 5, 15 e 24 dias respectivamente.

"Os três planetas não se parecem com nada no nosso Sistema Solar. São massas de sete a oito vezes a da Terra orbitando muito próximo à sua estrela mãe", disse Lauren Weiss, estudante pós-graduado na Universidade da Califórnia, Berkeley.

A equipe de pesquisadores descobriu os dois planetas mais recentes usando três observatórios diferentes: Automated Planet Finder (APF) Telescope, no observatório Lick, na Califórnia; O Observatório Keck no Havaí e o Automatic Photometric Telescope (APT), no Observatório Fairborn no Arizona. O Keck também foi o responsável por encontrar o planeta HD 7924b em 2009.

O time de pesquisadores, que é liderado pelo estudante pós-graduado da Universidade do Havaí, BJ Fulton, usou dados combinados dos três observatórios citados acima para detectar pequenas oscilações na estrela, causadas por puxões gravitacionais exercidos pelos seus planetas, evidenciando assim suas presenças.

O telescópio APF foi recentemente reformado para escanear os céus buscando por exoplanetas sem necessitar da presença humana - Um grande salto tecnológico na busca por novos mundos.

"Tal nível de automação é divisor de águas na astronomia", disse Andrew Howard, astrônomo na Universidade do Havaí e membro da equipe.

O primeiro exoplaneta foi encontrado em 1992 e de lá para cá, a lista de planetas alienígenas confirmados saltou para quase 2.000. Mais da metade destes planetas foi descoberta pelo Telescópio Espacial Kepler (o caçador de exoplanetas), da NASA, lançado em  março de 2009.
Esta é a estrela HD 7924, lar de até agora, três planetas alienígenas.

Hipernovas via: www.space.com