sábado, 16 de maio de 2015

Saiba o Quão Grande Será o Novo Telescópio Gigante Europeu [Artigo + 05 Imagens]

Você provavelmente nunca ouviu falar do quanto o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT), da Organização Espacial Européia (ESO), será imenso quando ficar pronto e para te deixar de queixo caído, selecionamos algumas imagens que comparam muito bem o tamanho do gigantesco telescópio com alguns pontos turísticos famosos, como as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos.
Hipernovas: Saiba o Quão Grande Será o Novo Telescópio Gigante Europeu [Artigo + 05 Imagens]


A estrutura colossal está sendo construída numa altitude de 3.060 metros acima do nível do mar, no topo da montanha Cerro Amazones, na costa do Chile. O gigantesco telescópio contará com um espelho principal de 39 metros, coberto por um domo hemisférico de 100 metros de altura que lhe permitirá colher muito mais luz que qualquer grande telescópio em operação atualmente.

Aprovado para construção em 2012, somente ano passado o colosso teve sua construção iniciada, com previsão para o término das obras e início de suas atividade em 2024. Uma vez ativado, será "o maior olho da humanidade voltado para o espaço", com capacidade de nos mostrar fenômenos cósmicos os quais os instrumentos atuais nem chegam perto de fazê-lo.
O E-ELT comparado às Pirâmides de Gizé e nossos maiores telescópios em operação atualmente.

O E-ELT irá coletar 100 milhões de vezes mais luz que o olho humano, 8 milhões de vezes mais luz que o telescópio construído por Galileu, 26 vezes mais luz que qualquer telescópio de 8 a 10 metros em operação e mesmo que todos os telescópios de 8 a 10 metros fossem combinados, ainda assim não seriam páreo para o E-ELT.
O E-ELT comparado ao Coliseu de Roma e nossos maiores telescópios em operação atualmente.

Segundo o site da ESO, o E-ELT será capaz de minimizar as distorções causadas pela atmosfera terrestre com um nível jamais atingido, capturando imagens 16 vezes mais nítidas que as obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble, que se utiliza do benefício do fato de estar em órbita. O E-ELT será capaz de nos contar muito mais e melhor à respeito de buracos negros supermassivos, estrelas e planetas distantes e nascimentos de novas galáxias.
O E-ELT comparado à Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos e nossos maiores telescópios em operação atualmente.

Quando este monstro estiver pronto, será a menina-dos-olhos de todo e qualquer astrônomo!

Hipernovas via: www.sciencealert.com