sábado, 2 de maio de 2015

Satélites SDO e SOHO da NASA/ESA Capturam Uma Incrível Erupção Solar [Vídeo]

No dia 28 de abril deste ano, uma grande Ejeção de Massa Coronal foi capturada pelos satélites Solar Dynamics Observatory (SDO) e Solar and Heliospheric Observatory (SOHO). Apesar da grandiosidade das imagens, erupções solares como esta são bastante comuns, mas sempre majestosas. Proeminências são finas estruturas de gás incandescente, suspensas acima da superfície do Sol por fortíssimos campos magnéticos.

Algumas vezes, por motivos ainda não muito bem entendidos, as proeminências explodem e se lançam ao espaço. Quando isto acontece, recebem o nome de Ejeção de Massa Coronal ou CME.
Hipernovas: Satélites SDO e SOHO da NASA/ESA Capturam Uma Incrível Erupção Solar [Vídeo]


Esta CME, em particular, não estava direcionada rumo à Terra, por esta razão sentiremos pouco ou nenhum efeito por aqui, mas mesmo se ela estivesse vindo em nossa direção, não haveria razão para pânico, já que a magnetosfera de nosso planeta refletiria grande parte dela.

Poderíamos testemunhar no máximo, belas auroras próximas às regiões dos polos.

As imagens usadas são todas públicas, cortesias da NASA e ESA. Você pode checar o site do SOHO em: http://sohowww.nascom.nasa.gov e o site do SDO em: http://sdo.gsfc.nasa.gov para mais informações.