terça-feira, 12 de maio de 2015

Sonda da NASA Vê Não Uma, Mas Várias Manchas Brancas no Planeta Anão Ceres [Artigo + 02 Imagens + 03 Gifs]

Astrônomos ainda não sabem o que são as misteriosas manchas brancas no interior de uma cratera no planeta anão Ceres, mas estão cada vez mais perto de descobrir. Novas imagens enviadas pela sonda Dawn a cerca de 14.000 Km da superfície do astro, revelaram que as duas manchas brancas agora são cerca de dez.
Hipernovas: Sonda da NASA Vê Não Uma, Mas Várias Manchas Brancas no Planeta Anão Ceres [Artigo + 02 Imagens + 03 Gifs]


"Os cientistas da Dawn concluíram que o intenso brilho das tais manchas é gerado pela reflexão da luz solar por um material altamente refletivo, possivelmente gelo", disse Christopher Russell, um dos diretores da missão Dawn na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

O satélite recentemente concluiu sua primeira órbita de 15 dias em torno do planeta anão tirando fotos e recolhendo dados. No dia 9 deste mês, seus propulsores à íons foram disparados novamente para fazer com que a espaçonave desça um pouco mais em direção à superfície de Ceres. O objetivo é deixar Dawn pairando a apenas 4.400 Km da superfície de Ceres (o que deve acontecer em 6 de junho deste ano), quando esta começará a fazer um mapeamento mais detalhado da superfície do planeta anão. A esta altura, cientistas esperam que imagens mais detalhadas revelem pistas sobre alguma atividade geológica local.

Felizmente nós não teremos que esperar até o mês que vem para ver novas imagens de Ceres. A NASA pretende dar duas pausas na descida da Dawn para que esta tire e nos envie mais fotos fresquinhas deste que é o primeiro planeta anão já visitado por nós.