quarta-feira, 27 de maio de 2015

Últimas Imagens Enviadas Pela Sonda New Horizons da NASA Revelam Ainda Mais Detalhes em Plutão [Artigo + 03 Imagens + 01 Gif]

Que diferença 36 milhões de quilômetros fazem? As imagens da sonda New Horizons, da NASA, se revelam cada vez mais nítidas conforme a espaçonave vai se aproximando de seu alvo misterioso. Este novo set de imagens, obtidas entre os dias 8 e 12 de maio e baixadas na semana passada, revelam mais detalhes a respeito da complexa superfície de Plutão.

As novas imagens obtidas a cerca de 77 milhões de quilômetros do sistema plutoniano, usando-se a Imageadora de Reconhecimento de Longo Alcance (LORRI), mostram resoluções duas vezes melhores que as últimas imagens obtidas pela mesma câmera na metade do mês de abril.
Hipernovas: Últimas Imagens Enviadas Pela Sonda New Horizons da NASA Revelam Ainda Mais Detalhes em Plutão [Artigo + 03 Imagens + 01 Gif]


Imagens já do mês passado permitiram aos cientistas concluir que a superfície do planeta anão não é nem um pouco homogênea, apresentando áreas claras e escuras, incluindo uma região polar bastante clara que pode vir a ser uma calota polar.

"Conforme a New Horizons se aproxima de Plutão, este deixa de ser apenas um ponto de luz para se tornar um objeto de extremo interesse", disse Jim Green, diretor de ciências planetárias da NASA. "Estamos na reta final de uma excitante corrida, que promete muito para as próximas sete semanas", acrescentou.

As imagens retornadas à Terra pela New Horizons irão crescer dramaticamente em definição nas próximas semanas, à medida que a espaçonave se aproxima do alvo, cobrindo cerca de 1,2 milhão de quilômetros por dia.

"Até o final de junho, as imagens enviadas pela New Horizons terão uma resolução quatro vezes melhor que as imagens obtidas entre os dias 8 e 12 deste mês, mas na aproximação máxima, esperamos obter imagens mais de 5.000 vezes mais nítidas que as publicadas hoje", disse Hal Weaver, projetista da missão no Laboratório de Física Aplicada (APL), na Universidade John Hopkins, em Laurel, Maryland.

Desde o seu lançamento em 2006, a sonda New Horizons percorreu quase 5 bilhões de quilômetros em direção ao sistema plutoniano. A espaçonave está em perfeitas condições e todos os sistemas operam dentro da normalidade.

A APL desenhou, construiu, opera a New Horizons e gerencia a missão para a NASA. A New Horizons é parte do programa Novas Fronteiras, gerenciado pelo Centro de Voos Espaciais Marshall da NASA, em Huntsville, Alabama.

Hipernovas via: http://www.nasa.gov/feature/nasa-s-new-horizons-sees-more-detail-as-it-draws-closer-to-pluto