terça-feira, 9 de junho de 2015

Ah Não! O Paraquedas da NASA Desenhado Para Pousar o Homem em Marte Falhou Novamente [Artigo + Gif + Vídeo]

Nesta segunda feira, 08 de junho, a NASA testou, pela segunda vez, sua nave Desaceleradora Supersônica de Baixa Densidade (LDSD), a qual lembra exatamente um disco voador.

A LDSD é a aposta dos engenheiros da NASA para pousar a primeira missão tripulada à Marte, mas os testes de ontem provaram que os engenheiros da Agência Espacial Americana têm ainda um longo caminho a percorrer e muita coisa a aprender antes de dominar a técnica necessária para colocar gentilmente (e sem matar) o homem na superfície do planeta vermelho.
Hipernovas: Ah Não! O Paraquedas da NASA Desenhado Para Pousar o Homem em Marte Falhou Novamente [Artigo + Gif + Vídeo]


Assim como no teste do ano passado, tudo correu como planejado, até o momento no qual o paraquedas supersônico gigante, que deveria "frear" a espaçonave foi acionado. Este paraquedas é o maior já desenhado para uma missão da NASA. Tão grande, que poderia cobrir facilmente um campo de futebol americano.

Infelizmente, o teste de segunda falhou na única coisa na qual não poderia ter falhado: fazer o paraquedas funcionar.

Quando a NASA fez o primeiro teste, ano passado, tudo ocorreu como planejado, mas poucos segundos após o paraquedas ter sido acionado, este se desintegrou em vários pedaços. Veja no gif abaixo.
Não é que o paraquedas seja fraco. Vale lembrar, que a espaçonave estava a uma velocidade de mais de 2.000 km/h.

Depois da falha do ano passado, o time da LDSD estudou exaustivamente as imagens do ocorrido e desenhou um novo paraquedas, o qual gerou expectativas de que neste novo teste funcionaria. Doce engano: o paraquedas se desintegrou novamente.

Agora é hora de voltar à prancha de desenho, mas será que desta vez os engenheiros da NASA conseguirão fazer com que o equipamento que deverá pousar o homem em Marte funcione? Bom, de qualquer forma, haverá um novo teste com a LDSD marcado para meados do ano que vem.

Veja abaixo, o vídeo do teste desta segunda: