domingo, 14 de junho de 2015

Depois de Sete Meses de Hibernação, Philae Acorda e Faz Contato [Artigo]

Extra, extra! A sonda Philae, que aterrissou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko após ter sido ejetada pela sonda Rosetta, acordou depois de sete meses de hibernação.

A sonda, que caiu em direção ao cometa Churyumov-Gerasimenko, falhou ao disparar arpões que teriam a função de fixá-la à superfície do cometa. O incidente fez com que ela quicasse três vezes e parasse, por fim em uma área do cometa sem incidência de luz solar. Sem energia solar para mantê-la ativa, a sonda entrou em hibernação após 60 horas de operações, frustrando a comunidade científica.
Hipernovas: Depois de Sete Meses de Hibernação, Philae Acorda e Faz Contato [Artigo]


Desde então, várias tentativas de contactar a sonda ou achá-la através das imagens do cometa enviadas pela Rosetta se mostraram tão ineficientes quanto desanimadoras.

Embora sempre houvesse esperanças de que o cometa, ao mudar sua orientação, pudesse levar os painéis da sonda a receber um pouco de luz solar, fazendo-a acordar, é realmente muito animador que isto tenha mesmo acontecido depois de mais de 200 dias de hibernação.
A Philae quicou três vezes, durante horas até parar em um local não iluminado do cometa 67P/CG.

Depois de tantas tentativas de contactar a Philae, foi ela que acabou ligando para os cientistas da missão.

Desde que acordou, a Philae "falou" com a base da missão por 85 segundos - Tempo suficiente para transmitir 300 pacotes de dados à orbitadora Rosetta, que por sua vez, transmitiu os dados à Terra. Ainda restam cerca de 8 mil pacotes de dados a serem transmitidos. Estes estão armazenado na memória da própria sonda e devem ser enviados nos próximos contatos.
O que a levou a entrar em hibernação após 60 horas de operações, no dia 15 de novembro de 2014. Seu sono durou sete meses.

"A Philae está indo muito bem. Está operando em uma temperatura de 35°C negativos e dispõe, agora, de 24 watts de energia", disse Stephan Ulamec, gerente do projeto Philae. "Ela está pronta para, enfim começar a trabalhar", concluiu.