domingo, 28 de junho de 2015

Foguete Falcon 9 da SpaceX Explode Dois Minutos e Meio Após Lançamento [Artigo + Vídeo]

Este domingo foi um dia muito triste para a exploração espacial. A explosão do foguete Falcon 9 da SpaceX (a primeira falha no lançamento de um foguete da companhia privada) gerou forte frustração e a perda de milhões de dólares em suprimentos, que seriam levados até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Esta também é a segunda falha ao se tentar entregar suprimentos à ISS em um curto espaço de tempo, já que em abril, a missão russa Progress 59 perdeu contato com seus operadores em terra antes de chegar à ISS. A missão se perdeu no espaço e acabou reentrando e queimando na atmosfera alguns dias depois.
Hipernovas: Foguete Falcon 9 da SpaceX Explode Dois Minutos e Meio Após Lançamento [Artigo + Vídeo]


Apesar desta segunda perda de suprimentos, os astronautas à bordo da ISS não correm risco de passar necessidades. Em um pronunciamento, o administrador da NASA, Charles Bolden, disse haver suprimentos na ISS para meses e que além disso, uma nova missão partirá da Rússia rumo à ISS na próxima semana, levando mais suprimentos.

Sobre a SpaceX, Bolden disse: "A SpaceX demonstrou uma competência extraordinária nas suas seis primeiras missões até a ISS e temos certeza que ela poderá replicar este sucesso. Nós trabalharemos dando suporte à SpaceX, num esforço para tentar compreender o que levou à explosão do Falcon 9. Isto serve para nos lembrar do quanto a exploração espacial é desafiadora e que nós aprendemos com nossos sucessos e nossas falhas. O fracasso de hoje não acabará com nosso ambicioso programa de exploração espacial".

Após dois minutos e meio do lançamento, o foguete e a cápsua explodiram nós céus. Veja o vídeo:

Para a SpaceX a dor veio em dobro, já que a empresa iria tentar, pela terceira vez, trazer de volta do espaço são e salvo, o primeiro estágio de seu foguete Falcon. A empresa tentaria pousar o primeiro estágio do Falcon 9 em uma grande balsa, já que as duas tentativas anteriores resultaram em explosão dos foguete Falcon ao atingir as balsas.