quinta-feira, 25 de junho de 2015

Por Que Não Podemos Ultrapassar a Velocidade da Luz? [Artigo]

A velocidade da luz não pode ser quebrada por que é a única velocidade que existe. No livro The Fabric Of The Cosmos(inglês), Brian Greene explica isto muito bem. Você pode interpretar a relatividade no sentido de que, tudo se move através do espaço-tempo, à velocidade da luz.
Hipernovas: Por Que Não Podemos Ultrapassar a Velocidade da Luz? [Artigo]


Parte desse movimento se dá através do espaço, outra parte se dá através do tempo. Pode-se colocar o espaço e o tempo como se fossem os lados de um triângulo-retângulo, então a soma dos quadrados das duas velocidades sempre será c², ou a velocidade da luz elevada ao quadrado.

  • Nossa galáxia se move rumo ao Grande Atrator a uma velocidade de 620 km/s. 
  • O Sol move-se em torno do centro da Via-láctea a uma velocidade de 220 km/s
  • A Terra orbita o Sol a uma velocidade de 30 km/s e nós, mesmo estando parados em relação à superfície terrestre, somos arrastados junto com ela a cerca de 1,5 km/s por conta de sua rotação.

Entenda que, mesmo pegando carona da Via-Láctea, do Sistema Solar, da Terra e adicionando a tudo isso, uma viagem num avião à jato, por exemplo, nossa velocidade total através do espaço é muito baixa, logo a maior parte do nosso movimento se dá através do tempo.

Uma espaçonave movendo-se à metade da velocidade da luz c/2, estará se movendo através do tempo somente √3/2 ou 0.8667 x a velocidade que experimentamos neste momento, ou ainda, o tempo passará cerca de 13,4% mais lento para os tripulantes da espaçonave que está viajando à metade da velocidade da luz.

Por outro lado, o fóton move-se através do espaço à velocidade da luz, logo, seu movimento através do tempo é nulo. O tempo não passa para um fóton. Significa que: Para fótons emitidos logo após o Big Bang, há cerca de 13,5 bilhões de anos atrás, não se passou nem um segundo sequer. Todo o Universo envelheceu 13,5 bilhões de anos, mas os fótons não envelheceram nada.

Em outras palavras: Nossa velocidade através do tempo e do espaço é igual à velocidade da luz. Viajamos lentamente através do espaço, mas viajamos rápido através do tempo, enquanto o fóton viaja através do espaço à velocidade da luz, mas percorre o tempo à velocidade t=0.

Referência: http://www.quora.com/Whats-the-fundamental-reason-why-the-speed-of-light-cannot-be-broken