segunda-feira, 22 de junho de 2015

Se Comprimíssemos Toda a História do Universo em Um Único Ano, Como Seria Este Ano? [Artigo]

Sabemos que o Universo tem 13,7 bilhões de anos. É tanto tempo, que nem chega a fazer muito sentido à nossa mente, que mal vivencia um século. Mas e se comprimíssemos toda esta assombrosa quantidade de tempo em apenas um ano? Bom, aí as coisas ficam bem mais compreensíveis e interessantes. Então vamos lá, nosso ano começa, é óbvio, com primeiro de janeiro e o nascimento do Universo.

1° de janeiro: Acontece o Big Bang.
Hipernovas: Se Comprimíssemos Toda a História do Universo em Um Único Ano, Como Seria Este Ano? [Artigo]


10 de janeiro: Nasce a primeira estrela.

13 de janeiro: A primeira galáxia se forma.

15 de março: A Via-Láctea se forma. Nosso Sol ainda não existe.

31 de agosto: Nasce o Sol. Logo depois, a Terra se forma do disco de poeira e gás que circundava o Sol recém-formado. A Terra era uma bola de rocha derretida extremamente quente.


21 de setembro: Os primeiros organismos vivos surgem nos oceanos primitivos da Terra.

9 de novembro: A vida nada, respira, se alimenta, se reproduz e prospera nos oceanos da Terra.

17 de dezembro: A vida sai dos oceanos e se aventura em terra firme.


28 de dezembro: A primeira flor desabrocha na Terra.

6:24:00 do dia 30 de dezembro: Um asteroide acerta a Terra em cheio, levando os dinossauros (que poderiam colocar o homo sapiens em risco) à extinção. Pela primeira vez no ano, as condições são totalmente favoráveis à prosperidade da humanidade.


11:59:46 do dia 31 de dezembro: Toda a história humana ocupa estes 14 segundo finais. Neles nós aprendemos a cultivar, caçar, astronomia, matemática e tudo o que sabemos. Só há 13 segundos inventamos a escrita.


Há 7 segundos nascia Moisés.

Buda nascia há 6 segundos.

Jesus Cristo veio ao mundo há apenas 5 segundos.

E há apenas 1 segundo atrás, nos descobrimos que a Terra não é o centro do Universo e perto do momento em que este segundo estava perto de acabar, nós pousamos na Lua, a nave Voyager 1 cruzou o Sistema Solar e nós descobrimos que nosso ano começou com o Big Bang (1° de janeiro).

Todas as pessoas que nasceram, se fizeram famosas, amaram, odiaram, constuíram, destruíram e morreram, fizeram isso apenas nestes últimos 14 segundos do ano.

Referência: Cosmos - A space time Odyssey by Neil deGrasse Tyson