quarta-feira, 15 de julho de 2015

Astrônomos Podem Ter Encontrado Um Sistema Solar 2.0 [Artigo]

Usando o instrumento HARPS (inglês), instalado no telescópio de 3,6 metros, situado no observatório de La Silla, Chile, astrônomos descobriram um exoplaneta com a massa de Júpiter orbitando uma estrela gêmea do Sol a quase a mesma distância que nosso Júpiter. Embora muitos outros planetas similares a Júpiter tenham sido descobertos orbitando estrelas parecidas com o Sol à distâncias variadas, o novo planeta chamado de HIP 11915b, em termos de massa e distância em relação à sua estrela-mãe e em termos de similaridades entre sua estrela-mãe e nosso Sol é a analogia mais precisa já encontrada para o Sol e Júpiter em um sistema planetário alienígena até o momento.
Hipernovas: Astrônomos Podem Ter Encontrado Um Sistema Solar 2.0 [Artigo]

A estrela HIP 11915 não só tem uma massa similar ao nosso Sol, como também tem a mesma idade e para deixar as coisas ainda mais interessantes, tem até uma composição bem parecida como nossa estrela-mãe.

"Depois de duas décadas caçando exoplanetas, nós finalmente estamos conseguindo ver planetas com órbitas mais estendidas ao redor de estrelas parecidas com o Sol, graças à precisão de instrumentos como o HARPS," disse a doutora Megan Bedell, da Universidade de Chicago, primeira autora da pesquisa, que será publicada no famoso Journal Astronomy and Astrophysics. "Esta descoberta é um excitante sinal de que outros sistemas solares similares ao nosso estão por aí esperando para serem descobertos," concluiu.

O doutor Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo, que é co-autor da pesquisa, acrescentou: "A procura por uma Terra e um Sistema Solar inteiro 2.0 é uma das aventuras mais excitantes na astronomia".

"Observações posteriores serão necessárias para confirmar e solidificar a descoberta, porém HIP 11915 é uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário bem parecido com o nosso," disseram os astrônomos.

Referências: M. Bedell et al. 2015. The Solar Twin Planet Search II. A Jupiter twin around a solar twin. A&A, accepted for publication.
Via: http://www.sci-news.com/astronomy/science-hip11915b-jupiter-twin-sun-like-star-03021.html