quinta-feira, 30 de julho de 2015

Google Pretende Conectar Todo o Sri Lanka à Internet Via Wi-Fi Através Balões [Artigo]

A gigante Google e o governo do Sri Lanka fecharam uma parceria que tem como objetivo de prover internet banda larga para todas as regiões do país, fazendo com que esta última seja a primeira nação do mundo a ter cobertura de internet em 100% de sua área.
Hipernovas: Google Pretende Conectar Todo o Siri Lanka à Internet Via Wi-Fi Através Balões [Artigo]


A iniciativa é parte do projeto Loon, da Google, que visa oferecer Wi-Fi mais barato ou até mesmo grátis para pessoas residentes em áreas remotas e rurais, através de sinal emitido por uma rede de balões transmissores flutuando na estratosfera.

Neste exato momento, 22 milhões de pessoas usam smartphones no Sri Lanka, mas só 2,8 milhões estão conectados à internet.

Desde que foi lançado, em 2011, o projeto Loon, vem testando a tecnologia sobre os céus da Nova Zelândia, Brasil, Austrália e Estados Unidos, mas agora, acredita a Google, esta tecnologia está madura o suficiente para entrar em cena.

O plano é que se tenha tudo funcionando já no começo do ano que vem, com 13 balões sendo lançados em março. Eles irão flutuar a altitudes duas vezes superiores às atingidas por aviões comerciais de passageiros e receberão sinal Wi-Fi via estações de transmissão em terra. Os balões então distribuirão os sinais entre eles e cada balão será capaz de cobrir uma área de 40 km de diâmetro, permitindo que pessoas nestas áreas possam se conectar à internet com sinal 3G.

Infelizmente, os balões não ficam suspensos para sempre. Os planos são de repô-los a cada 100 dias e para reduzir os custos operacionais, servidores de internet locais poderão compartilhá-los em seus próprios projetos.

Referência: http://www.sciencealert.com/google-s-internet-balloons-will-soon-connect-all-of-sri-lanka-with-wi-fi