quarta-feira, 15 de julho de 2015

New Horizons "Liga Para Casa e Diz Que Está Tudo Bem" [Artigo]

A chamada que todo mundo estava ansiosamente aguardando aconteceu. A sonda espacial da NASA, New Horizons, ligou para casa pouco antes das 21 horas de ontem, terça feira, para dizer que está tudo bem e que também finalizou boa parte de suas observações do sistema plutoniano.
Hipernovas: New Horizons "Liga Para Casa e Diz Que Está Tudo Bem" [Artigo]


Uma série de mensagens de status de 15 minutos foi disparada rumo à Terra, mas precisamente para o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, através das antenas da Deep Space Network (DNS). Conforme o programado, a New Horizons passou o dia coletando a maior quantidade de informação possível sobre Plutão e suas luas através de seus sete sofisticados instrumentos à bordo.

Por conta da sonda ter passado pelo sistema de Plutão a quase 50.000 km/h, cientistas aproveitaram para mantê-la o maior tempo possível mirando nos alvos, já que para se comunicar com a Terra, é necessário que a espaçonave "olhe" para cá e não para Plutão e suas luas.

A New Horizons segue sua jornada para dentro do Cinturão de Kuiper, rumo ao exterior do Sistema Solar. Plutão é só o primeiro grande corpo deste anel habitado por muitos milhares de corpos gelados, perdidos na imensidão dos espaço além Netuno.

É bom lembrar que, a quantidade de dados coletados pela New Horizons é tão grande, que serão necessários cerca de 16 meses para que ela conclua o upload de toda esta informação para o controle da missão em Terra.

Referência: http://www.nasa.gov/press-release/nasas-new-horizons-phones-home-safe-after-pluto-flyby