sábado, 18 de julho de 2015

Nova Animação Nos Leva a Voar Por Sobre a Superfície Plutão [Vídeo + Gif]

Esta incrível animação, que nos coloca voando acima das montanhas Norgay Montes e as planícies Sputnik Planum, foi feita com as últimas imagens de close-up liberadas pela equipe responsável pela sonda New Horizons, da NASA. Nas imagens, é possível distinguir objetos tão pequenos quanto os que possuem 1 km². O voo também se dá sobre parte da Tombaugh Regio (inglês) ou o coração de Plutão.
Hipernovas: Nova Animação Nos Leva a Voar Por Sobre a Superfície Plutão [Vídeo + Gif]


Norgay Montes recebeu este nome devido ao guia e alpinista Tenzine Norgay, que acompanhou o também alpinista Edmund Hillary na subida do Monte Everest. Os dois se tornaram os primeiros homens a subir ao cume do Monte Everest, em 1935. Esta é a primeira vez que alguém do Nepal é homenageado, dando nome a uma estrutura localizada em outro planeta.

As planícies Sputnik Planum ganharam este nome por conta do primeiro satélite a ter sido posto em órbita da Terra - O famoso Sputnik 1.

A animação foi criada com imagens obtidas pela Imageadora de Reconhecimento de Longo Alcance (LORRI) à bordo da New Horizons, no dia 14 de julho deste mês, quando estava a 77.000 km da superfície do planeta anão.

Veja o vídeo:


Referência: http://space.io9.com/soar-over-plutos-heart-at-77-000-kilometers-in-this-new-1718583571