quarta-feira, 1 de julho de 2015

Novas Imagens de Plutão Obtidas Pela Sonda New Horizons Revelam Estruturas Que Lembram Os Grandes Vulcões de Marte [Artigo]

As mais novas imagens em cores, obtidas pela sonda espacial New Horizons, da NASA, revelam duas diferentes faces do misterioso planeta anão Plutão, incluindo uma série de pontos espaçados e distribuídos ao longo do equador do corpo. Cada um dos tais pontos deve ter cerca de 500 km de diâmetro, contando juntos com uma área equivalente ao estado brasileiro do Paraná.
Hipernovas: Novas Imagens de Plutão Obtidas Pela Sonda New Horizons Revelam Estruturas Que Lembram Os Grandes Vulcões de Marte [Artigo]


Tais estruturas acabaram por chamar a atenção dos cientistas da missão pela consistência no tamanho e espaçamento regular entre elas. Chegam a lembrar os imensos vulcões extintos de Marte.
A impressionante similaridade entre as estruturas reveladas por novas imagens de Plutão, obtidas pela sonda New Horizons, e os grandes vulcões extintos de Marte.

Enquanto a origem e a natureza das estruturas permanecem ainda um mistério, tudo tende a se revelar, conforme a New Horizons vai se aproximando de Plutão. "É um quebra-cabeça de verdade. Nós não sabemos o que são as tais estruturas e mal podemos esperar para descobrir", disse Alan Stern, chefe da missão no Southwest Research Institute, em Boulder. "É também um grande mistério a grande diferença nas aparências de Plutão e sua maior lua, Caronte", concluiu.

O time da New Horizons combinou imagens em preto e branco de Plutão e Caronte, obtidas pela Imageadora de Reconhecimento de Longo Alcance (LORRI) com imagens de baixa resolução em cores, obtidas pelo instrumento Ralph, para construir as novas imagens divulgadas neste artigo.
Plutão e Caronte ganham cores e contornos à medida que a sonda New Horizons se aproxima do longínquo sistema binário.

Nós vemos Plutão e sua maior lua em cores parecidas com as reais para cada corpo. Desta mesma forma, seus olhos deveriam perceber os dois objetos, caso você estivesse de carona, na própria New Horizons. Cerca de metade de Plutão aparece nas imagens, o que significa que feições que parecem estar no polo sul de plutão, na verdade, estão no equador do planeta.

Referência: http://pluto.jhuapl.edu/News-Center/News-Article.php?page=20150701-2