domingo, 19 de julho de 2015

Onde Está a New Horizons Agora e Qual Será o Seu Destino? [Artigo]

A New Horizons ainda se encontra na vizinhança de Plutão, a pouco mais de 6 milhões de km do planeta anão e ainda permanecerá naquela área por algum tempo. Apesar de estar se afastando de Plutão a quase 50.000 km por hora, as distâncias espaciais são muito grandes para que sejam percorridas em tão pouco tempo. É bom lembrar que a New Horizons levou quase 10 anos para chegar até Plutão e ainda levará muito tempo para sair dos domínios do pequeno planeta gelado.
Hipernovas: Onde Está a New Horizons Agora e Qual Será o Seu Destino? [Artigo]


Depois de ter concluído com sucesso as observações de Plutão e suas luas, equipe da New Horizons que dar uma segunda missão à sonda. Esta missão compreenderia mais um rasante, só que desta vez em algum outro corpo gelado do Cinturão de Kuiper (para onde a New Horizons está se dirigindo).

Há dois ou três possíveis alvos para a missão estendida da New Horizons e a equipe está analisando qual dos alvos será o mais promissor, pois no caso da New Horizons, não há muito combustível para ser usado em manobras. Neste caso, o próximo alvo a ser escolhido, será o que demandar menos gasto de combustível por parte da sonda.
Visão da New Horizons a partir do sistema plutoniano.

Este segundo rasante deverá acontecer daqui há alguns anos, provavelmente no fim desta década. Depois disso, a sonda continuará sua viagem através do Sistema Solar, fazendo medições e enviando dados à Terra, até que seu gerador de eletricidade (inglês), baseado em plutônio radioativo pare de funcionar por volta de 2030.
Visão do sistema plutoniano a partir da sonda New Horizons.

Sem eletricidade e combustível, o destino da New Horizons será o de deixar o Sistema Solar e viajar eternamente através do espaço interestelar, como estão fazendo as Pioneers 10 e 11 e as Voyagers 1 e 2. Talvez, assim com as Pioneers e as Voyagers, ela possa eventualmente atingir e cruzar outros sistemas solares, daqui há centenas de milhares ou milhões de anos no futuro.