quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sonda New Horizons Manda Para a Terra Imagem de Caronte em Alta Resolução [Artigo]

Detalhes incríveis da superfície da maior lua de Plutão - Caronte, são revelados na melhor imagem enviada pela sonda New Horizons para o controle da missão em terra. A imagem foi obtida pela Imageadora de Reconhecimento de Longo Alcance (LORRI) no dia 13 deste mês, quando a sonda estava a 466.000 km de distância de Caronte.
Hipernovas: Sonda New Horizons Manda Para a Terra Imagem de Caronte em Alta Resolução [Artigo]


Uma cadeia de penhascos e vales estende-se por cerca de 1.000 km de extensão, a partir da esquerda para a direita da imagem, o que sugere faturas generalizadas na crosta de Caronte, muito provavelmente resultados de processos internos. Na parte superior direita da imagem, aparece de forma parcial, um cânion com 7 a 9 km de profundidade.

Os cientistas da missão estão surpresos com a aparente falta de crateras na superfície de Caronte. Já ao sul do equador da lua, na parte direita da foto, o terreno é iluminado por raios solares que incidem de forma inclinada, criando sombras que ajudam a deixar a dramática topografia local bem mais evidente.

Na região do polo norte de Caronte, uma grande região escura aparenta ter, nesta imagem com mais resolução, fronteiras difusas, sugerindo ser formada por uma fina camada de material de cor escura. Por outro lado, esta mesma região apresenta, em sua parte da esquerda, uma interessante estrutura em forma de "L". Imagens com resoluções bem melhores são aguardadas, para que os cientistas da missão possam entender melhor esta enigmática região polar.

Esta imagem foi comprimida pelos computadores da própria New Horizons, para que sua transmissão dela para a Terra fosse facilitada. Em áreas com alto contraste, estruturas com 5 km podem ser distinguidas. Algumas estruturas com menor contraste ficaram menos evidentes, por conta da compressão da imagem, o que faz com que algumas áreas pareçam mais lisas do que realmente são.

É bom lembrar que as versões não comprimidas desta e de outras imagens ainda estão armazenadas na memória da New Horizons e serão transmitidas posteriormente ao controle da missão em terra.

A imagem deste artigo é resultado da combinação de uma imagem em preto e branco obtida pela LORRI e dados de cor obtidas pelo instrumento Ralph, também à bordo da New Horizons.
Esta é a melhor imagem que se tem de Caronte até o momento do fechamento deste artigo. Crédito: NASA-JHUAPL-SwRI

Referência: http://www.nasa.gov/image-feature/charon-s-surprising-youthful-and-varied-terrain