domingo, 5 de julho de 2015

Sonda New Horizons Que Está a Caminho de Plutão Sofre Anomalia e Perde Comunicação Com a Terra [Artigo]

A sonda New Horizons apresentou uma anomalia na tarde de ontem que culminou com uma queda de comunicação entre a espaçonave e o controle da missão em terra. Felizmente a comunicação foi restabelecida e a sonda parece estar bem.
Hipernovas: Sonda New Horizons Que Está a Caminho de Plutão Sofre Anomalia e Perde Comunicação Com a Terra [Artigo]


Os operadores da missão, no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland, perderam contato com a espaçonave (faltando apenas 10 dias para o grande encontro com Plutão) às 13:54 e restabeleceram contato às 15:15 do mesmo dia através das antenas da DSN (Deep Space Network).

No início da ocorrência da anomalia, o sistema autônomo da sonda reconheceu o problema e trocou o comando da espaçonave do computador principal para o computador reserva. o Sistema também colocou a nave em "modo de segurança" e ordenou que o computador reserva restabelecesse as comunicações com a Terra. A New Horizons começou então a transmitir a telemetria necessária para que os operadores possam diagnosticar o problema.

A equipe da New Horizons se reunirá para tentar descobrir a origem da anomalia e iniciar um plano de recuperação. A equipe trabalha agora para pôr a espaçonave em seu plano de voo original. Devido a um atraso de 9 horas para mandar e receber uma resposta da sonda, tal recuperação deve levar de um a vários dias e a equipe corre contra o tempo visto que a New Horizons só está há 10 dias do encontro mais próximo com Plutão. Infelizmente, durante este tempo de recuperação, a New Horizons permanecerá incapaz de recolher dados e enviar novas fotos.
Uma animação feita com algumas das últimas imagens do sistema plutoniano enviadas pela sonda New Horizons. Cientistas da missão trabalham contra o tempo para recuperar totalmente a espaçonave e retornar a recolher dados sobre o sistema antes que a sonda passe direto por Plutão e suas luas.

O site da missão informa que novas atualizações sobre o status da sonda espacial serão publicadas tão logo novas informações estejam disponíveis.

Referência: http://pluto.jhuapl.edu/News-Center/News-Article.php?page=20150704