quarta-feira, 8 de julho de 2015

Últimas Imagens de Plutão Enviadas Pela New Horizons Revelam Um Grande Coração em Sua Superfície [Artigo]

Nas primeiras imagens enviadas à Terra pela sonda New Horizons, após ter passado por uma anomalia que suspendeu suas observações do dia 3 até o dia 7 deste mês, Plutão parece dar boas vindas à espaçonave terráquea, exibindo uma estrutura em sua superfície que lembra um coração gigante.
Hipernovas: Últimas Imagens de Plutão Enviadas Pela New Horizons Revelam Um Grande Coração em Sua Superfície [Artigo]


Neste novo set de imagens obtidas pela sonda espacial, capturadas no dia 7 deste mês, a grande estrutura clara em formato de coração mede aproximadamente 2.000 km de extensão e à sua esquerda localiza-se outra grande estrutura, que mede 3.000 km de extensão, a qual os cientistas chamaram "the whale" ou a baleia, em português.

A resolução das imagens de Plutão capturadas pela New Horizons crescerá exponencialmente durante os próximos dias conforme esta for se aproximando do alvo, até o grande rasante que acontecerá no próximo dia 14, quando a espaçonave passará a apenas 12.500 km da superfície do astro.

"Da próxima que vislumbrarmos esta mesma parte de Plutão, durante a máxima aproximação, a New Horizons obterá imagens com uma resolução 500 vezes melhor que as imagens que são apresentadas hoje", disse Jeff Moore, um dos chefes da missão.

A equipe da New Horizons recebeu estas novas imagens na manhã de hoje, mas os dados das imagens que foram enviados pela sonda levaram 4,5 horas viajando à velocidade da luz até serem recebidas pelas antenas da DSN (Deep Space Network), visto que 4,8 bilhões de km separam a sonda do controle da missão, em terra.
Esta imagem, que mostra Plutão e Caronte (sua maior lua) foi adquirida pela New Horizons no dia 7 deste mês, quando a espaçonave estava a apenas 5 milhões de km do planeta anão.