segunda-feira, 6 de julho de 2015

Últimas Imagens de Plutão - O Outro Planeta Vermelho - São Liberadas Pela NASA [Artigo]

Estas são as últimas imagens de Plutão obtidas pela sonda espacial New Horizons, incluindo-se uma foto detalhando melhor quatro misteriosos pontos escuros que capturaram a atenção de cientistas e curiosos do mundo inteiro. A Imageadora de Reconhecimento de Longo Alcance (LORRI) obteve estas imagens entre o primeiro e o terceiro dia de julho, logo antes da anomalia que afetou e obrigou a espaçonave a entrar em modo de segurança.
Hipernovas: Últimas Imagens de Plutão - O Outro Planeta Vermelho - São Liberadas Pela NASA [Artigo]


A primeira imagem, abaixo e à esquerda, mostra uma grande área de coloração clara, localizada na parte leste de Plutão, que corresponde a área que será vista de perto pela New Horizons no dia 14 deste mês. As três imagens juntas, mostram toda a extensão de uma faixa contínua de terreno escuro que abrange grande parte das regiões sul e equatorial de Plutão.

Já a imagem da direita (abaixo) mostra uma série de estruturas regularmente espaçadas, cada uma com centenas de quilômetros de extensão, as quais já tinha sido detectadas em imagens enviadas pela sonda no final de junho.

Detalhes intrigantes começam a emergir na parte localizada ao norte das regiões escuras, em particular, uma série de regiões menores, algumas claras e outras mais escuras bem abaixo do centro do disco da imagem da direita (acima).

Em todas as imagens mostradas aqui, a aparência serrilhada das bordas de Plutão não existe, sendo resultado do processamento pelo qual passaram as imagens. Os gráficos abaixo da imagem acima mostram a orientação de Plutão, ilustrando seu polo norte, equador e um meridiano central indo de polo a polo.

A versão em cores do planeta anão, apresentada abaixo, foi obtida utilizando-se dados de cores coletados pelo instrumento Ralph, também à bordo da New Horizons anteriormente.

Referência: http://www.nasa.gov/feature/latest-images-of-pluto-from-new-horizons