sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Astrônomos acabam de fotografar diretamente, um interessante novo planeta alienígena. Trata-se de 51 Eridani b, um jovem Júpiter quente, com uma massa aproximada de duas vezes à do planeta-rei do nosso Sistema Solar. Seus descobridores acreditam que 51 Eridani b é exoplaneta mais frio e com menor tamanho diretamente fotografado.
Hipernovas: Astrônomos Divulgam Imagem do Menor e Mais Frio Exoplaneta Já Fotografado [Artigo]
Fotografia de 51 Eridani b, comparando sua órbita à órbita de Saturno.

O novo planeta é a primeira descoberta feita pelo Imageador de Planetas Gemini (inglês), um projeto internacional liderado por Bruce Macintosh, do Instituto de Astrofísica e Cosmologia da Universidade de Stanford.

Montado no telescópio Gemini de 8 metros, localizado no Chile, o imageador começou sua procura por planetas gigantes monitorando 600 estrelas jovens a partir de novembro do 2014.

51 Eridani b está localizado a 96 anos-luz de distância e orbita sua estrela mãe a uma distância um pouco maior que a de Saturno em torno do Sol. O sistema é muito jovem, com apenas 20 milhões de anos de idade. Um recém-nascido, comparado com nosso maduro Sistema Solar, com 4.6 bilhões de anos de idade.

Por conta da sua pouca idade, 51 Eridani b torra a 427°C e ainda assim, seu brilho é mais de três milhões de vezes mais fraco que o de sua estrela mãe.
Impressão artística do brilho de 51 Eridani b em infravermelho. O novo planeta tem duas vezes a massa de Júpiter e é o menor exoplaneta já fotografado diretamente. Imagem: Danielle Futselaar & Franck Marchis, SETI Institute.

O novo Imageador foi especialmente projetado para detectar o fraco brilho de planetas gigantes, jovens e quentes contra o brilho ofuscante de suas estrelas-mãe, auxiliando a comunidade científica a entender melhor os estágios iniciais de formação planetária.

Nos últimos 20 anos, mais de 1.800 planetas foram descobertos orbitando outras estrelas, a maioria deles são como nenhum planeta existente em nosso Sistema Solar. São gigantes gasosos, como Júpiter, mas orbitam suas estrelas muito próximos a elas, por isso são chamados de Júpiteres quentes. 51 Eridani b é um Júpiter quente, mas orbita sua estrela mãe a mais de 10 unidades astronômicas de distância. Com o passar do tempo (caso sua órbita se mantenha), 51 Eridani b acabará esfriando e ficando tão gelado quanto nosso Júpiter.

Referência: http://www.space.com/30248-young-jupiter-smallest-directly-imaged-exoplanet.html